Por Ascom Unimontes
Projeto aprovado no Inova Cerrado – Módulo Tração
Um dos 20 projetos/empresas de Minas Gerais, aprovados no Chamamento Público para Seleção de Projetos de Inovação para o Programa Inova Cerrado – Módulo Tração (Edital Sebrae/CONFAP 01/2025), foi o “Microcápsulas de Ração Animal/Elementar”. A autoria é de Marcília Medrado, doutoranda no Programa de Biotecnologia Industrial da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), sob orientação do professor William Nogueira James.
Histórico
O projeto “Microcápsulas de Ração Animal” visa criar um aditivo alimentar a partir da planta nativa do Cerrado, enquanto a startup Elementar gera pesquisa aplicada e soluções sustentáveis para o agronegócio. “O grande diferencial da inovação está na sustentabilidade da microencapsulação e na resposta esperada na cadeia produtiva de animais ruminantes”, explica Marcília Medrado. A abordagem, segundo ela, alinha-se aos princípios da bioeconomia, por meio da utilização da biodiversidade de forma racional para impulsionar a sustentabilidade na pecuária.
O projeto é desenvolvido, principalmente, no laboratório de Bioprocessos (BIOS) do professor William James. A aceleradora A FÁBRICA – FUNDETEC (Fundação de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação do Norte de Minas) – ambiente colaborativo em Montes Claros, focado no desenvolvimento de novos negócios e na aceleração de startups – auxilia na validação do modelo de negócio. A doutoranda afirma que “a Unimontes tem sido um pilar fundamental para a condução dos estudos e o avanço da startup”.
Cronograma
As atividades do cronograma do Inova Cerrado já iniciaram, com mentorias e workshops sobre bioeconomia e vendas, além de avanços significativos na pesquisa, como as primeiras extrações laboratoriais. Os próximos passos serão proteger a tecnologia via patente, validar o modelo de negócio e a prospecção de parceiros estratégicos.
O ponto alto do programa Inova Cerrado, revela Marcília Medrado, será o encontro presencial Demoday, que vai reunir todas as startups, em Belo Horizonte, no mês de dezembro, com possíveis investidores e pitches – apresentação breve e concisa de uma ideia, projeto ou empresa, geralmente para atrair investidores, parceiros ou clientes.
O programa tem duração prevista de seis meses, quando a equipe espera alcançar marcos importantes que consolidem a tecnologia para futura aplicação no mercado.
Inova Cerrado
O Inova Cerrado, vinculado ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é uma estratégia de fomento, apoio e desenvolvimento de pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras alinhadas à bioeconomia no país, que tenham como premissa a atuação direta ou indireta para preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma.
Para atender diferentes perfis de empreendedores, o Inova Cerrado foi organizado em módulos independentes:
- Inova Cerrado – Módulo Ideação: destinado a potenciais empreendedores, empresários e pesquisadores que ainda não tiraram suas ideias do papel e precisam definir um modelo de negócio. Também abrange empreendedores na fase de validação de seus produtos e que almejam lançá-los no mercado.
- Inova Cerrado – Módulo Tração: tem a meta de acelerar negócios formalizados e em operação. É direcionado exclusivamente a empresas já constituídas e visa fortalecer suas operações, ampliar participação no mercado e prepará-las para alcançar escalabilidade, inclusive no cenário internacional.